Les associés au Brésil

Encontro dos Associados/as Brasileiros/as, 27.10.2020, d’Amazonia, Sul/Nordeste, Cabo Verde: ‘A VIDA E A MISSAO 27.10.2020

associesBresil 1

Oração Missionária CNS – outubro 2020

Acolhida (Rosa)

Cantos (Rosália)

Queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem-vindos e bem-vindas! É bom estarmos juntos, reunidos em nome do Senhor! A vida é Missão. “Eis-me aqui, envia-me!” Invoquemos a presença da Trindade Santa, cantando: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comentário (Ir. Graça)

Entre as tantas alegrias que recolhemos durante este ano, de missionários e missionárias que se doaram profundamente no anúncio do Evangelho, não podemos esquecer que, no caminho, muitos de nossos irmãos e irmãs no mundo nasceram para a casa do Pai por causa do COVID-19 (Coronavírus) e de tantas outras epidemias, perseguições e martírio.

Súplica ao Espírito Santo (Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

MISSÃO (Grupo do Sul)

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

L2: O Papa Francisco acentua a dimensão existencial da missão. “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG, 273). A vida se torna uma missão. Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser e não se reduz a algumas horas do dia.

L3: “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser” (EG, 27).

L1: Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o Papa ressalta: “Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão” (GEx, 27). É uma realidade de vida em que os batizados se deixam envolver pela presença de Deus e a transmitem para o mundo.

Todos: Eis-me aqui, Senhor, enviai-me para as realidades que clamam por fraternidade e justiça. Ajudai-nos a caminhar juntos, durante toda esta novena, com o coração aberto e sensível aos mais necessitados. Abençoai as comunidades eclesiais missionárias, para que caminhem na comunhão com o nosso Papa Francisco. A: Unidos rezemos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai. A: Que nosso Deus Trindade, fonte transbordante de amor, ajude-nos a fazer da vida uma missão sem fronteiras, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: Vai, vai missionário do Senhor

Vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor! Cristo também chegou para anunciar! Não tenhas medo de evangelizar!

1. Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus, à América Latina e aos sofridos povos seus. Que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação.

2. Ai daqueles que massacram o pobre, vivendo mui tranquilos, ocultando a exploração. Enquanto o irmão à sua porta vem bater, implorando piedade, água e pão.

FAMÍLIA (Grupo do Cabo Verde)

Animador(a): A família é “sujeito fundamental da ação missionária da Igreja” (DGAE, 140). É o lugar especial onde a Palavra de Deus deve ser acolhida, vivenciada e transmitida. Ela é o espaço educacional por excelência (cf. FC, n. 39). Mas a transmissão da fé, antes feita na Igreja Doméstica, foi delegada à paróquia, por isso atinge seriamente a vivência da Palavra de Deus como algo natural. Além disso, as transformações culturais e morais pelas quais a família tem passado instalam inúmeros dramas e interrompem muitos sonhos (AL, 57).

L1: Ainda assim, muitas famílias utilizam a Palavra de Deus como fundamento de uma catequese profunda, que orienta o agir pessoal e social e, como ocorria no passado, une a própria formação em torno da Palavra (cf. Dt 6,6-7).

L2: “Família torna-te aquilo que és!”. É uma frase de São João Paulo II que nos leva a acreditar na família, na sua capacidade de construir a civilização do amor, da confiança, paciência, tolerância e compaixão. Como está a presença da minha família dentro da nossa comunidade? A minha família tem unidade, concordância na oração e na comunhão?

Canto: PELA PALAVRA DE DEUS

Saberemos por onde andar / Ela é luz e verdade / Precisamos acreditar

Leitura do texto bíblico: Mc 3,13-15

A: No texto de Marcos, vemos Jesus subindo ao monte. Vale lembrar que a Antiga Aliança também foi selada, com Moisés, num monte. Monte é lugar de encontro com Deus, lugar de desafios. No monte, chama quem Ele quis chamar, ou seja, Sua liberdade de escolha não é vinculada a poderes humanos. Ele age livremente, submetido apenas à vontade do Pai.

 

VOCAÇÃO (Grupo do Nordeste)

L1: Dentre os chamados, doze foram escolhidos. Doze é número simbólico e significa totalidade. Significa que Ele chamou a todos, indistintamente. Todos receberam a mesma oportunidade e aceitaram prontamente o chamado. Ele os chamou para estarem com Ele, isto é, para formá-los e, em seguida, enviá-los em missão.

L2: A missão consistia em anunciar, isto é, ensinar o que aprenderam com Jesus. Para isso, é preciso autoridade: ter firmeza, coragem, perseverança. Jesus os prepara para isso. Como diz o provérbio popular: “Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

Para conversar no grupo: O que Deus quer dizer para nós? O que o texto nos faz dizer a Deus?

L3: Deus nos abençoe, nos guarde e nos ajude a sermos autênticos discípulos missionários, dedicados e doados à causa do Reino de Deus, e que façamos da nossa vida uma missão permanente. O Senhor nos dê criatividade e ousadia para promovermos uma cultura vocacional nas nossas comunidades, com incentivo e apoio aos jovens que sentem o chamado à missão.

L1: Hoje em dia, há muitas pessoas se movimentando de um lado para o outro, de um país a outro. Os migrantes saem de suas terras e de seu lar em busca de melhorias para si e aos seus. Diante das dificuldades que passam, muitos religiosos os ajudam nos desafios que enfrentam. É o caso de várias irmãs e de diversos padres brasileiros que, diante da crise migratória que ocorre na fronteira do Brasil com a Venezuela, foram até o estado de Roraima. Acolher os imigrantes é acolher o peregrino, conforme Nosso Senhor ensinou (Mt 25).

Todos: O Senhor nos ama e nos chama. Agradecemos por aqueles que, sentindo-se amados, colocam-se a serviço dos pobres. Dai a eles as graças necessárias para que sejam fiéis, felizes e completos em suas vocações. E que não faltem novas e comprometidas vocações.

A: Unidos a todos os Religiosos e Religiosas e jovens chamados à vocação consagrada cantemos juntos:

Canto: SENHOR SE TU ME CHAMAS Frei Luis Carlos Suzin

Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga respondo: eis-me aqui!

1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz. Andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê Senhor, aqui estou!

2. Nos passos de teu Filho toda a Igreja também vai. Seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê Senhor, estou aqui!

AMAZÔNIA (Grupo do Norte)

L1: De junho de 2018 a abril de 2019, uma série de atividades foram realizadas em todos os países que compõem a Pan-Amazônia para ouvir os povos do território, com destaque para indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres, jovens, religiosos e religiosas.

L2: O Sínodo Amazônico foi realizado em outubro do ano passado. Foram 21 dias de intensos trabalhos: reuniões, diálogos, partilhas, silêncios e muita oração. Podemos dizer que a assembleia sinodal foi um verdadeiro kairós em que se pôde, de fato, perceber a ação do Espírito Santo. O que se viu, sentiu, ouviu e falou naquele grande evento eclesial marcou e provavelmente marcará para sempre a história da Igreja, não só da Pan-Amazônia, mas de todo o mundo.

Canto: Pela Palavra de Deus

Saberemos por onde andar / Ela é luz e verdade / Precisamos acreditar

Leitor: Leitura bíblica: Lc 4 16-21

A: Por meio da leitura do profeta Isaías, Jesus apresenta o seu programa de vida, sua missão. Reconhece que o Espírito de Deus está com ele e que foi consagrado para uma missão. Ele diz a que veio: uma grande paixão pela esperança e pela libertação, uma aproximação à vida difícil de tantos marginalizados e incompreendidos, uma clara tomada de posição que o levará a romper esquemas e métodos.

L2: Ele apresenta uma proposta religiosa que é também um novo projeto social, um grito de revolta contra a opressão, mas sobretudo fruto e sinal da graça de Deus que domina a história e que quer habitar conosco. A partir do “hoje”, a visão de Isaías se torna realidade. Jesus, em sua pessoa e em sua ação, é a Palavra feito realidade, experiência de consolação e de liberdade.

L3: Jesus faz o ano da graça coincidir com sua missão: a graça concedida por Deus passa “hoje” por sua palavra e seus gestos; torna-se realidade aqui e agora. Chamam a nossa atenção, no texto, os verbos de proclamação: ler, anunciar, proclamar, pregar, dizer.

Preces

A: Na alegria de fazermos parte desta Igreja servidora, missionária e cuidadora da casa comum, elevemos ao Deus da vida nossa prece, rezando:

Todos: Tornai-nos cuidadores da Casa Comum

L1: Inspirai-nos, Senhor, para que todo processo sinodal aponte novos caminhos de conversão. Que mudemos nossas atitudes de exploração, maltrato e descuido com o meio ambiente. Rezemos.

L2: Encorajai-nos, Senhor, a trilharmos novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral. Que nossos passos missionários sejam sempre em vista do cuidado com as pessoas e com a Criação. Rezemos.

L3: Ajudai-nos, Senhor, a valorizar as culturas dos diferentes povos da Amazônia, Cabo Verde e dos territórios que nos circundam. Rezemos.

L1: Iluminai, Senhor, o Papa Francisco, os bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas para que continuem sendo sinal de esperança e reavivamento missionário em todos os lugares, rezemos.

L2: Confortai Senhor, com a tua graça, os doentes de nossas comunidades e tornai-os, em suas dores e em seus leitos, missionários anunciadores da boa nova do Reino a todos que os visitarem, rezemos.

L3: Ajudai-nos a progredir no amor a Deus e ao próximo, servindo a todos, sobretudo aos pobres, excluídos e abandonados, rezemos.

L1: Cumulai de esperança os jovens para que sejam missionários da alegria e enfrentem com confiança os obstáculos de sua caminhada cotidiana, rezemos.

L2: Sensibilizai as autoridades e a sociedade para que promovam e apoiem a intensificação de políticas públicas não apenas em tempos de calamidade, mas sempre, rezemos.

L3: Fortalecei Senhor, a Igreja Povo de Deus, para que, seguindo os passos de Jesus Cristo, torne-se cada vez mais Igreja profética, servidora e missionária, rezemos

(Preces espontâneas)

Canto : TOCANDO EM FRENTE Almir Sater

1. Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte mais feliz, quem sabe Só levo a certeza de que muito pouco sei Ou nada sei Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz pra poder sorrir É preciso a chuva para florir

2. Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou Estrada eu sou.

Finalizando:

(Mensagem da Ir. Chica Nezzello)

Momento de gratidão na partilha do pão e água. (Paulo Santos)

Bênção (Ir. Arlene)

Canto Final de Maria nossa grande Missionária (Rosália)

Encaminhamento para live de Novembro:


Encontro dos Associados/as Brasileiros/as, 30.11.2020, celebrando as vidas de Pe. Pedro Fouriera e Pe Cicero 30.11.2020

associesBresil 2

associesBresil 3associesBresil 3associesBresil 3

Live: 30.11.2020 – São Pedro Fourier e Pe. Cicero Romão

Participação dos Associados(as), Irmãs e convidados CNS

Acolhida: Ir. Betka

 Nesta live estamos celebrando o nascimento de S. Pedro Fourier em 1565, há 455 anos, no dia 30 de novembro, mesma data em que comemoramos os 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão, em 1870 e os 380 anos de morte do Fundador no dia de hoje, 09 de dezembro de 1640. 

Desejamos que cada Associado se sinta acolhido pelo amor incondicional desses dois sacerdotes que continuam a semear o bem e nos animar na missão. Com Maria, nossa mãe acolhedora, iniciamos a oração, em nome daquele que é PAI, que é FILHO, que é ESPÍRITO SANTO. Amém.

Canto: Hino de São Pedro Fourier – Ir. Betka